Notícias

Seminário reúne municípios da RMBH para capacitação em convênios e emendas parlamentares

  • Categoria: Geral
  • Publicação: 19/11/2025 18:50
A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) promoveu, nesta quinta-feira, o Seminário Congêneres para os municípios da RMBH e do Colar Metropolitano. O evento, realizado no Palácio das Artes Nair Fonseca Lisboa, no centro da capital, reuniu ao longo de todo o dia servidores municipais de diversas cidades para discutir temas cruciais relacionados à captação, execução e prestação de contas de convênios e emendas parlamentares.

A Prefeitura de Vespasiano marcou presença no seminário com uma comitiva de servidores da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Municipal e demais profissionais que atuam diretamente com licitações e recebimento de emendas, áreas fundamentais para a gestão pública eficiente.

A solenidade de abertura contou com a participação do Prefeito de Vespasiano, José Wilson, que compôs a mesa de autoridades ao lado da diretora-geral da Agência da RMBH, Ilce Rocha; do Chefe de Gabinete da Casa Civil de Minas Gerais, Ivan Tavares; da Assessora de Gabinete da Secretaria de Governo de Minas Gerais, Laura Mangualde; e do Vice-prefeito de Vespasiano, Filipe Caldeira.

Em seu discurso, o prefeito José Wilson enalteceu a iniciativa e destacou a importância de ações que promovem a atualização e o conhecimento contínuo dos servidores públicos.

“Este tipo de seminário e curso de capacitação é de extrema importância para os nossos servidores, visto que as regras e as leis mudam com frequência”, afirmou o prefeito. “Essa atualização contribui para solucionar burocracias e também para evitar a perda de emendas e recursos enviados tanto pelo governo federal quanto pelo governo estadual”, enfatizou Wilson.

O Seminário Congêneres teve como objetivo principal capacitar os técnicos das prefeituras, oferecendo ferramentas e conhecimentos para agilizar processos, garantir a correta aplicação dos recursos e assegurar a transparência na prestação de contas. A iniciativa é vista como um passo estratégico para fortalecer a gestão municipal e otimizar a chegada de investimentos às cidades da região metropolitana.